Minha lista de blogs

quarta-feira, 28 de março de 2012


FHC visita Lula no hospital. E daí? Então vamos lá!

fhc-lula-hospital
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso visitou no hospital o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conforme se vê na foto acima, de Ricardo Stuckert, do Instituto Lula. E daí?
A boa resposta deveria ser esta: “Daí nada!” Política não é inimizade pessoal, e FHC é uma pessoa civilizada. Eu prefiro ver um tucano visitando um paciente de câncer a ver um paciente de câncer tucano sendo espancado por petistas, como aconteceu com Mário Covas. Acho que os companheiros obedeciam a uma chamamento de José Dirceu, conforme se vê abaixo. Volto depois.

Voltei
Espantoso é o que se vê acima. A visita de FHC não deveria causar espécie a ninguém, não fosse o fato de que os petistas usam a doença de Lula para fazer política. Fernando Haddad, o candidato imposto por Lula na porrada ao PT, afirmou ontem, conforme se noticiou aqui, que haveria gente descontente com a recuperação do ex-presidente.

É o que se chama canalhice moral reflexa. Seria o fim de picada — e acho mesmo! — alguém dar graças ao céus pela doença de Lula porque isso o deixaria temporária ou permanentemente fora de combate. Mas o objetivo oposto também é canalhice moral porque tem a mesma raiz: considerar que a doença é uma janela de oportunidades para fazer política. E isso está acontecendo.
FHC comete um gesto civilizado ao fazer o que faz.
Mas, parafraseando aquele poema do Drummond, civilidade não há mais. É apenas uma foto na parede.
Uma foto de Ricardo Stuckert, é claro!
O resto é pauleira, dossiê, desqualificação do adversário, perseguição, enxovalho.
Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário