Minha lista de blogs

sexta-feira, 30 de março de 2012

Arroz, açúcar e água, equilíbrio necessário contra diabetes

Muito arroz branco, muito açúcar e pouca água são riscos altos de diabetes e suas complicações, segundo diferentes estudos. Trabalho realizado por pesquisadores da Harvard School of Public Health e publicado no British Medical Journal (BMJ), de 15 de março de 2012 indica que o consumo do arroz branco pode aumentar o risco de diabetes mellitus tipo 2. O mesmo alerta foi dado por médicos da Universidade da Califórnia (EUA), em função da mesma doença, que pode acometer também aqueles que ingerem menos de meio litro de água por dia, segundo estudo publicado pelo periódico Diabetes Care.
No caso do arroz, foram analisados dados de 352.384 pessoas, num período de que variou de quatro a 22 anos. O diabetes tipo 2 foi identificado em13.284 pessoas.
O problema do arroz branco é seu alto índice glicêmico, que propicia o maior risco da doença. As estimativas do estudo são de que o risco do diabetes tipo 2 se eleve em 10% para cada porção de arroz branco (158gramas) ingerido. Este alimento que é refinado, sabemos, possui poucos nutrientes, ao contrário do arroz integral, rico em fibras, magnésio e vitaminas.
Já o açúcar, de acordo com cientistas da Universidade da Califórnia (EUA), Robert Lustig, Laura Schmidt e Claire Brindis, em artigo publicado na revista Nature, afirmam que os prejuízos causados pelo produto ao organismos são similares aos provocados pelo álcool. Lembram que ele é responsável pela epidemia global de obesidade, que causa cerca de 35 milhões de mortes anuais no mundo.
O maior acesso da população a produtos industrializados como doces e refrigerantes, por exemplo, com processos de produção em massa, fez com que o consumo mundial de açúcar triplicasse nos últimos 50 anos. Mas, segundo os estudiosos, mais grave do que a obesidade, no caso do consumo excessivo do açúcar, são os efeitos sobre o coração e no fígado, com desenvolvimento do diabetes mellitus e de hipertensão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário