Minha lista de blogs

quarta-feira, 18 de abril de 2012



Demóstenes negociou verba para beneficiar empreiteira do PAC, sustenta MP; prefeito petista nega

Por Fernando Mello e Leandro Colon, na Folha:
O senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) usou o cargo para negociar um projeto de R$ 8 milhões em favor da Delta Construções, apontam gravações telefônicas e relatório do Ministério Público Federal obtidos pela Folha. De acordo com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, há evidências de que Demóstenes atuava como “sócio oculto” da Delta, empresa que desde 2007 é a que mais recebe recursos do governo federal, principalmente por obras do Programa de Aceleração do Crescimento.O procurador-geral se baseia principalmente em gravação em que o senador indica condicionar o envio de recursos para uma obra em Anápolis (GO) à escolha da Delta para tocar o projeto. O negocio se daria por intermédio do empresário Carlinhos Cachoeira, que teria relações com a empresa e que está preso desde fevereiro sob acusação de comandar esquema de jogo ilegal.
(…)
A Polícia Federal gravou a conversa telefônica entre Demóstenes e Cachoeira em 9 de julho de 2011.  No diálogo, o senador relatou o encontro que acabara de ter com o prefeito de Anápolis (GO), Antônio Gomide (PT), que lhe pediu ajuda para construir um parque ecológico, orçado em R$ 8 milhões. Como senador, Demóstenes tem direito a direcionar verbas para esse tipo de obra por meio de emendas ao Orçamento federal. No telefonema, o senador relata que teria dito ao prefeito ser possível enviar a verba para a cidade, mas que era para ele dar “preferência” ao grupo de Cachoeira.
(…)
Outro lado
(…)
O prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT), confirmou o encontro com Demóstenes. Disse que procurou o senador para conseguir recursos para construir um parque na cidade. “O Demóstenes acenou que poderia fazer uma emenda parlamentar.”
O petista negou que o senador tenha pedido “preferência” à Delta, conforme indica a gravação. “Nunca conversei com Demóstenes sobre Delta. Ele falou que queria ter preferência para fazer o parque com emenda dele.”
(…)
Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário